Quem solta mais puns: o homem ou a mulher?

| 8 de dez. de 2010

Pode até parecer que é a macharia. Afinal, muitos homens transformam essa estranha necessidade biológica em diversão.

Mas na verdade não existe diferença no aparelho digestivo dos dois sexos. "O que acontece é que, por razões educacionais, a mulher geralmente não elimina flatos em público, enquanto o homem o faz até por esporte, desde a adolescência", diz o gastroenterologista Arnaldo Ganc, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

A discrição feminina é até bacana, desde que isso não signifique reprimir demais os puns. Se eles não saem, os gases acumulados podem causar dores, cólicas e distensão abdominal. O problema é que haja nariz para agüentar tanta produção gasosa!

Um adulto produz uma média de 1 litro de gases diariamente, eliminados em até 20 puns. Você nunca contou tantos num único dia? Então, eles provavelmente estão saindo de fininho, sem que você perceba, durante o seu sono. O curioso é que a maior parte do gás liberado pela retaguarda é engolido durante as refeições ou pela ingestão de bebidas gasosas.

A parte produzida por bactérias que agem durante a digestão representa só 1% da quantidade eliminada. O duro é que essa é uma minoria perigosamente malcheirosa. O mais fedido de todos os gases é o sulfídrico, produzido pela digestão de alimentos ricos em proteínas, como carnes e ovo. Outra matéria-prima "poderosa" é o feijão, que gera um tipo de açúcar difícil de ser digerido e que por isso acaba fermentando no organismo.

Alimentos muito fibrosos (como verduras) ou ricos em carboidratos (como massas) até produzem mais gases que os exemplos acima, porém têm a grande vantagem de serem "inofensivos" - ou seja, dão origem àqueles disparos barulhentos (exatamente pelo excesso de gás), mas sem tanto cheiro.

Um grande alívio para a atmosfera... =D

Fonte: ME
Visto em: ,