Você está ficando com sono...

| 4 de mai. de 2011




Na semana passada falei sobre o tema: O que é hipnose? e como prometido seguem abaixo métodos Hipnóticos:

Os métodos dos hipnotizadores variam, mas todos dependem de alguns pré-requisitos básicos:
  • A pessoa deve querer ser hipnotizada
  • A pessoa deve acreditar que pode ser hipnotizada
  • E consequentemente, deve sentir-se confortável e relaxada
Se estes critérios forem seguidos, o hipnotizador pode levar a pessoa ao transe usando vários métodos. abaixo você irá conheçer as técnicas mais comuns de hipnose:

Indução por fixação do olhar

É o método que normalmente vemos nos filmes, quando o hipnotizador balança um relógio de bolso na frente da pessoa.
A idéia básica é fazer a pessoa focar no objeto de forma bastante intensa até se desligar de qualquer outro estímulo. Conforme ela se foca, o hipnotizador conversa com ela em um tom baixo, levando-a ao relaxamento. Este método foi muito usado no início do hipnotismo, mas não é muito usado hoje em dia porque não funciona com grande parte das pessoas;

Rápido

A idéia deste método é sobrecarregar a mente com comandos repentinos e firmes.
Se os comandos forem forçados e o hipnotizador for convincente o bastante, a pessoa perde o controle de seu consciente. Este método funciona bem em espetáculos de hipnose, porque quando a pessoa está perante espectadores ela fica nervosa e mais suscetível aos comandos do hipnotizador;

Relaxamento e mentalização progressivos

Este é o método mais usado por psiquiatras. Conversando com a pessoa em voz baixa e suave, o hipnotizador o leva ao total relaxamento e concentração, facilitando a hipnose completa. Normalmente, fitas ou CDs de treinamento em auto-hipnose, bem como de relaxamento e meditação, usam o método de relaxamento progressivo;

Perda de equilíbrio

Este método cria uma perda de equilíbrio usando balanços vagarosos e harmônicos.
Pais fazem seus bebês dormirem usando este método há centenas de anos.
Antes de colocarem as pessoas em transe total, hipnotizadores normalmente testam a disposição e capacidade delas de serem hipnotizadas. O método típico de teste é fazer algumas simples sugestões como relaxar completamente os braços e pedir a elas para esquecer as descrenças ou alterar pensamentos comuns, como: "imagine que você não tem peso".

Dependendo do estado mental e personalidade da pessoa, todo o processo de hipnose pode levar de poucos minutos a mais de meia hora. Hipnotizadores e defensores da hipnose encaram este raro estado mental como uma ferramenta poderosa com várias áreas de aplicação.

Você já fez sessões de auto-hipnose!

Em um transe diário de um sonho ou filme, o mundo imaginário parece real, no sentido de usar as emoções completamente. Situações imaginárias podem causar muito medo, tristeza ou alegria e você pode até se sacudir em sua cadeira caso fique surpreso com algo (um monstro vindo da escuridão, por exemplo).

Neste estado mental especial, as pessoas se sentem desinibidas e relaxadas. Aparentemente, isto ocorre porque elas se desligam das preocupações e dúvidas que normalmente restringem suas ações. Você experimenta este sentimento enquanto assiste a um filme. Conforme você fica entretido na trama, desaparecem as preocupações com seu trabalho, família, etc, até que todo o seu pensamento se restrinja ao que está na tela.

Muitos pesquisadores classificam todos estes transes como formas de auto-hipnose. Milton Erickson, o mais importante especialista em hipnotismo do século XX, recomendava que as pessoas se hipnotizassem diariamente. Mas a maioria dos psiquiatras se concentrava no estado de transe causado por relaxamento intencional e exercícios de concentração. Esta hipnose profunda é normalmente comparada com o estado mental de relaxamento entre vigília e sono: Aquele momento que você está quase dormindo, mas está “atento” ao que esta acontecendo ao redor.
Visto em: , ,