Rugbi

| 6 de jul. de 2011
Embora muitos confundam com o Futebol Americano, o Rúgbi é um esporte coletivo que exige um bom entrosamento da equipe para que o jogo tenha bons desempenhos.


Campo de Rugby - França
(clique na imagem para ampliar)

No vídeo desta semana tivemos o Menino Tolerânia Zero que dá uma resposta "inesperada" a reporter, então nada melhor do que explicar o que é Rugbi, o esporte do Tolerancia Zero Mirin!

O esporte surgiu por acaso, em uma escola da cidade de Rúgbi, onde o jogador William Webb Ellis, durante um jogo de futebol em 1823, pega a bola com as mãos e atravessa o campo em direção ao gol do time contrário. Desta forma os jogadores tentam, através de todos os meios possíveis de impedir seu avanço, originando o esporte que na época era ainda conhecido por um nome mais extenso: Rugby Football. O nome do esporte é o mesmo da cidade onde foi criado, motivo pelo qual não tem tradução, sendo que "rúgbi", "ruguebi" ou "râgbi" não podem ser usados para dar nome a este esporte. A versão única e correta é "Rugby", com "R" maiúsculo.

Mas o que realmente devemos saber é que hoje o Rugbi é um esporte dinâmico, diferente de qualquer outro tipo de esporte grupal, com regras um tanto diferentes que dão a ele o título de 'esporte para cavalheiros'. Além disto, o Rugby é também o segundo esporte grupal mais praticado no planeta, logo atrás do futebol.

O jogo é relativamente simples. A bola oval é o centro das atenções no campo de jogo. Seu peculiar formato surpreende jogadores e espectadores pois o seu percurso deixa de ser previsível. A bola não é passada pra frente, como no caso do futebol, só são permitidos passes com as mãos para trás ou lateralmente à linha da bola; entregar a bola em mãos de um companheiro não configura passe para frente e caso o jogador não consiga segurar a bola passada a ele o jogo continua sem problemas, exceto se o jogador deixar a bola cair de suas mãos para frente, o que é penalidade (knock on). Ela pode também ser chutada pra frente, dependendo da estratégia do time.

O jogo é dividido em 2 tempos de 40 minutos corridos (exceto quando algum jogador é atendido) mais acréscimos. São 15 jogadores de cada lado, em algumas modalidades o jogo pode ter 7 ou 10 jogadores. Os jogadores de Rúgbi usam proteções flexíveis feitas de espuma como scrum cap (um tipo de capacete flexível), ombreira e mordedora; luvas também podem ser usadas. Não existe um goleiro, uma grande vantagem, já que todos os jogadores entram em campo com o propósito de dar o melhor de si para levar o seu time à vitória. Os jogadores são todos amigos, se não existir um verdadeiro entrosamento entre os membros do time, o jogo não vai pra frente.
Visto em: ,