Curiosidades turísticas sobre São Paulo e Rio de Janeiro

| 18 de abr. de 2012
Se você é brasileiro e ainda não visitou Rio de Janeiro ou São Paulo, tem que mudar urgentemente essa realidade. Além de serem duas das principais capitais do país – São Paulo pela força política e econômica, Rio de Janeiro por ser o destino turístico mais procurado da América Latina – essas duas cidades possuem algumas curiosidades que os turistas devem conhecer, principalmente os brasileiros, que também são, por direito, donos dessas terras. Quem reserva hotel para passar uma temporada nessas duas capitais do sudeste nacional não se arrepende da escolha.

Vista panorâmica do Rio de Janeiro

A começar pelo Rio de Janeiro, o famoso apelido de “cidade maravilhosa” foi adotado depois de uma música que, a partir dessa expressão, cantava os encantos do Rio de Janeiro. É de lá a garota de Ipanema, a “princesinha do mar” (Copacabana) e tantos outros bairros, praias e pontos turísticos que foram exaltados por músicos e poetas brasileiros. O Cristo Redentor, “de braços abertos sobre a Guanabara”, foi um dos monumentos que, além de músicas e poemas, ganhou também títulos – o mais recente foi a eleição da imagem gigante como uma das sete maravilhas do mundo moderno por votação popular. É do Rio também a invenção de dois esportes praticados à beira da praia: futivôlei, uma mistura de futebol e vôlei de praia, e frescobol, uma espécie de tênis jogado na areia. Quem quiser participar dessas e outras paixões dos cariocas pode começar cedo, reservando hotel de frente ao mar no Rio de Janeiro e fazendo parte dos grupos que costumam brincar com esses esportes nas praias.

Copacabana - Rio de Janeiro
Outra curiosidade da cidade maravilhosa é que o calçadão de Copacabana, singelo em sua geometria, é um dos mais famosos pontos turísticos do Rio de Janeiro, e já foi estampado em grandes marcas de chinelo, camisas e até roupas de frio. É no Rio de Janeiro que fica, também, a maior ponte do Brasil, que liga a capital fluminense à cidade de Niterói e garante o fluxo diário de 144 mil veículos entre os dois municípios. Em questão de natureza, o Rio também se supera: além de ser uma das cidades com maior número de ciclovias do país, é também o lugar que abriga a maior floresta urbana do Brasil: a Floresta da Tijuca, onde vale a pena uma boa visita e caminhada.

Colégio dos Jesuítas - São Paulo

Quem procura por um excelente hotel em São Paulo para conhecer as principais curiosidades da maior metrópole brasileira também pode se surpreender. A cidade mais caótica do país (tanto no bom quanto no mau sentido) começou com uma única construção, que está de pé até hoje, tal qual nos tempos de antigamente: o Colégio dos Jesuítas. Assim como Nova York, nos Estados Unidos, é uma cidade que nunca dorme, e conta com 240 mil estabelecimentos comerciais, 12.500 restaurantes e 50 shoppings centers.

Av. Paulista - Destaque para o MASP (Museu de Arte de São Paulo)

Centro de imigração de brasileiros e estrangeiros, a capital paulista absorveu muito das diferentes culturas que hoje dividem o espaço urbano da cidade. Prova disso é que a cidade conta com mais de seis mil pizzarias, iguaria típica italiana que veio com os imigrantes e se tornou um prato típico também de São Paulo, onde são servidas nada menos que 720 pizzas por minuto. As mulheres vão gostar de saber que o bairro do Bom Retiro produz nada menos do que a metade dos artigos de moda brasileiros. E todos vão gostar de saber que essa cidade realiza mais de noventa mil eventos por ano – o que vale uma boa olhada no calendário municipal antes de escolher a data da viagem. Ah, e São Paulo é também a terra da garoa, mas isso é o de menos. Com tanto movimento e agito, é pouco provável que você consiga se lembrar de precisar de sombrinha enquanto passeia pela capital paulista.

Visto em: ,