Israelense cria bicicleta de baixo custo feita de papelão

| 30 de ago. de 2012
Após três anos de estudos e testes, o engenheiro israelense Izhar Gafni apresentou o resultado de uma ideia nada convencional: criar uma bicicleta resistente e comercializável feita de papelão. Se hoje as bikes são um dos símbolos da mobilidade urbana e de mais qualidade de vida nas cidades, o projeto também é interessante para pensarmos em quais matérias-primas são retiradas da natureza para sua fabricação.
Nem parece ser de papelão...
 
O trabalho de transformar materiais diversos em coisas “úteis”, como diz o engenheiro, começou como um hobby nas horas vagas. Nos dois primeiros anos do Cardboard Bicycle Project, ele se dedicou a aprender as propriedades e o comportamento do material – esforço que deu origem a um modelo “forte, durável e barato”.
A partir do seu conhecimento em design customizado de bicicletas de fibra de carbono e sua experiência em linhas de produção, Gafni desenvolveu técnicas para dobrar, colar e revestir o papelão. “É basicamente como um origami japonês”, explica. Com a rigidez adquirida, a bicicleta pode aguentar até 220 quilos.
Quem disse que a sustentabilidade é cara? O lucro que é alto! ;D
O veículo é resistente à água e umidade, já que leva uma camada de material impermeável por fora. Mesmo desacreditado por outros profissionais no início do projeto, Gafni defende que “nada é impossível se você tem paciência e é persistente”.
Um dos principais atrativos do invento está no preço. O custo de produção de uma bike fica entre 9 e 12 dólares, o que faz com que o produto seja bastante acessível. A ERB, empresa que agora gerencia o projeto, espera começar a fabricação em larga escala em 6 meses. Serão dois modelos: um urbano (com 9 kg e custo de 9 dólares) e um para jovens e crianças (com apenas 3,5kg, que sairá por 5 dólares), ambos feitos com material reciclado e com opção de motor elétrico.
No vídeo abaixo, Izhar Gafni explica como foi o processo de criação da bicicleta de papelão e mostra alguns testes e os primeiros protótipos. Está em inglês, mas já vale a pena pelas imagens.
Fonte: Superinteressante
Visto em: , , ,