Pulga gigante pré-histórica infestava dinossauros

| 13 de nov. de 2012
Insetos eram duas vezes maiores que os de hoje em dia.

Pesquisadores americanos descobriram fósseis de pulgas que habitaram o mundo há mais de 150 milhões de anos. Elas se alimentariam de dinossauros e eram duas vezes maiores que as de hoje em dia.

'as mina pira'
Até hoje, pouco se sabia sobre os antepassados das pulgas. Mas agora, em um estudo publicado na revista Nature, o paleo-entomologista Michael Engel descreve como elas eram na pré-história. Ele estudou 9 fósseis encontrados em duas regiões da China: Daohugou, um sítio paleontológico de 165 milhões de anos e Huangbanjigou, de 125 milhões de anos.

Os insetos daquele tempo eram muito diferentes dos atuais. Enquanto as pulgas dos dias de hoje medem entre 1 e 10 milímetros, as do passado mediam entre 8 e 21 milímetros. Elas também não tinham a capacidade de salto das atuais, por isso tinham de ser especialistas em emboscadas. Segundo os pesquisadores, elas tinham de se esconder, subir no corpo das vítimas por breves períodos de tempo e se alimentar, antes de se soltar e voltar para o ambiente. Pelo formato robusto de suas bocas, os cientistas intuíram que elas se alimentavam de dinossauros – os dentes afiados serviriam para perfurar a grossa pele dos répteis.

Fonte: Revista Galileu
Visto em: ,