Ovelha 'sem sexo' nasce sem órgãos genitais em Porto Mauá, RS

| 9 de nov de 2013
Animal que tem apenas o ânus e dois testículos já completou três meses.
'Pseudohermafrodita' é consequência de má formação fetal, diz veterinário.

Ovelha nasceu há três meses e vive normalmente
(Foto: Vilson Winkler, divulgação/Prefeitura de Porto Mauá)
O nascimento de uma ovelha sem sexo surpreendeu o produtor rural Valci Antônio Dacas, de Porto Mauá, no Noroeste do Rio Grande do Sul. O animal não possui genitais masculinos e nem femininos, apenas o ânus e dois testículos.

Nos dois anos em que cria ovinos, Dacas disse jamais ter presenciado algo parecido. Ele imaginou que o animal pudesse morrer. No entanto, já tem três meses e está saudável, e faz as necessidades pelo ânus, segundo o produtor.

Ovelha não possui órgão sexuais masculinos e nem femininos
(Foto: Vilson Winkler, divulgação/Prefeitura de Porto Mauá)
O veterinário Nilson Paulo Missel, do Sindicato Rural de Palmares do Sul, afirmou que o caso é possível. Ele disse que o animal é um "pseudohermafrodita", anomalia decorrente de má formação do feto.

"Ele urina através de uma fenda da uretra localizada entre o ânus e o escroto, o que se pode constatar na foto", explicou Missel.

Segundo ele, apesar de não ter o órgão masculino, o animal é macho. "Pela nossa experiência, neste caso, não existem gônodas femininas. Nos casos em que são constatados ovários e testículos em um único animal são chamados de hermafroditas, caso muito mais raro ainda", disse o especialista.

Fonte: G1
Visto em: , , ,