Páscoa caseira: Ovos personalizados e mais baratos

| 16 de abr de 2014
| Por Bruna Miranda

A Páscoa é uma das datas comemorativas mais esperadas entre crianças e também adultos. O coelho e os ovos de páscoa representam a data como símbolo da fertilidade, esperança e vida nova.

Ovos caseiros são uma boa opção para economia e é à gosto do freguês - Foto: Reprodução/Tentação Ateliê de Doces

Para o comércio, a comemoração da época é a expectativa de ótimas vendas e lucros com os ovos de chocolate, porém podem ocorrer perdas financeiras, levando em consideração que a cada ano os ovos têm um aumento notável em relação ao ano anterior. Para algumas pessoas, é um período próspero para novos empregos e novidades gastronômicas. Uma saída encontrada pela população para driblar os altos preços é a fabricação e compra de ovos de chocolate caseiros. Sendo uma maneira de economizar com os ovos de páscoa ou de aumentar renda mensal.

Ovo de páscoa caseiro com granulado e confete
(Foto: Reprodução/Portal Angels)
Segundo Claudia Machado, 32 anos, as vendas já foram melhores. Hoje em dia as pessoas preferem comprar os chocolates em barra e serem feitos por elas mesmas. “Muitas pessoas gostam dos ovos que eu faço por serem fresquinhos e mais saborosos e por dar opções de chocolate branco ou preto, liso ou crocante, ou meio a meio... os meus chocolates não tem conservantes, já os industriais tem.", diz. A diferença de valores entre os ovos caseiros chega de 30 a 50% mais barato que os ovos de chocolate industriais. Nelma, 45 anos, também entrou no ramo das vendas de ovos de páscoa. "O produto tem bastante saída, além de ser mais gostoso é mais barato que os ovos de mercado. Tenho uma margem de 30% de lucro. O diferencial é a qualidade dos produtos e materiais utilizados." José Nunes, 23 anos, consumidor de ovos de páscoa caseiro, comenta: “Eu particularmente gosto, por ser mais em conta e também a questão do sabor é mais ‘verdadeiro’. Tem alguns ovos que por ser industrializados, contem conservantes. E as condições de pagamentos e quantidades são favoráveis para negociação”.

A PÁSCOA - De pai para filho

Páscoa é considerada uma data importante para o cristianismo. Simboliza a ressurreição de Jesus Cristo pela sua crucificação e morte na cruz, seu sepultamento e ascensão após o terceiro dia de sua morte. A origem vem do latim Pascae e seu significado é Passagem. Na bíblia, podemos entender que se dá a passagem da morte na cruz para a ressurreição que é a vida eterna. Durante os 40 dias que antecedem a Semana Santa e a Páscoa (Quaresma), os cristãos realizam a penitência para reflexão da quarentena que Jesus passou no deserto e do seu sofrimento ao morrer.

Conforme cada cultura familiar, os valores passados de geração em geração podem ser religiosos e/ou comerciais. De qualquer forma, a Páscoa pode ser um encontro familiar, de renovação espiritual, agradecimento pela vida e troca de presentes.

Clique aqui e assista uma animação que conta a história da páscoa através da vida de Jesus.

> Vídeo da Semana: A história da Páscoa encenada por crianças


Visto em: , , ,