Ilusão de óptica: veja imagem colorida evaporar diante de seus olhos

| 11 de jun. de 2014
Saiba um pouco mais sobre este curioso fenômeno visual e entenda por que ele acontece

A ilusão de óptica a seguir — e com a qual você desafiará os seus olhos — se chama Efeito de Troxler. Ela consiste em um fenômeno de percepção visual descoberto no século 19 pelo médico suíço Ignaz Paul Vital Troxler. Mas, antes de explicarmos a ciência por trás da “mágica” que você vai ver, que tal conferir a ilusão de óptica primeiro?

Para que a ilusão de óptica funcione, basta olhar fixamente — e se possível sem piscar — durante aproximadamente 20 segundos para o centro da figura abaixo:



Você percebeu que depois de algum tempo as cores parecem evaporar diante de seus olhos? Segundo o pessoal do site Mighty Optical Illusions, a imagem desvanece por que quando fixamos o olhar em um ponto determinado durante alguns momentos, os estímulos visuais localizados além desse ponto — ou seja, na nossa visão periférica — começam a desaparecer.

O Efeito de Troxler está baseado no princípio de que um estímulo constante e com pouca variação tende a desaparecer. Um experimento que pode ajudar você a entender a ideia consiste em posicionar uma folha de papel na parte interna do seu antebraço e deixá-la quietinha.

Depois de alguns momentos você não perceberá mais que o papel está ali. Isso ocorre por que os neurônios responsáveis por perceber o estímulo tátil se adaptaram à sensação constante no seu braço. O mesmo acontece com os olhos. Além disso, no caso do Efeito de Troxler, como a imagem é pouco definida e as cores têm pouco contraste, o estímulo visual é muito menor e o fenômeno acaba sendo ainda mais pronunciado.

Visto em: ,