Produto inovador permite corrigir postura sem dificuldades

| 5 de out de 2014
A chegada de computadores, notebooks e tablets mudou significativamente o modo como sentamos e nos posicionamos. Quem trabalha na frente de um deles, sabe. Horas e horas sentado pode significar cansaço dos quadris e a sua coluna consequentemente se curva para frente. Pode não parecer muito importante no momento, mas no futuro as consequências de uma má postura podem ser as piores possíveis. Para Andrew Chang, contudo, foi uma chance de empreender e inovar.


Andrew sofria muito com problemas de coluna. A produtividade no trabalho diminuía drasticamente quando as crises de dores resolviam atacar. O problema só foi ser amenizado quando ele resolveu ter aulas de postura. Depois de aprender a sentar, dormir e ficar em pé de maneira correta, Chang viu uma oportunidade para inovar. Foi a partir daí que surgiu o Lumo Lift.



Apresentado na edição deste ano da feira mundial de tecnologia CES, em Las Vegas, o Lumo Lift é um pequeno dispositivo que quando acoplado a gola da camisa, rastreia a atividade diária de quem o usa, a partir do sensor de movimento que ele possui. Seguindo tendências como o Nike Fuelband (pulseira de monitoramento de exercícios físicos), o gadget monitora quantos passos foram dados ao longo do dia e quantas calorias foram perdidas.



O fator inovador surge a partir do rastreamento da postura. Os dados coletados são enviados em tempo real para o smartphone, e o app então analisa os dados para verificar se a pessoa está em uma posição correta. Caso o contrário, o app emite uma vibração e um alerta para chamar a atenção. O app também se concentra em enviar notificações de como melhorar o apoio do tórax, ombros e parte superior das costas a partir de dicas de acordo com a atividade e posição do usuário.


Segundo os testes já realizados, a comprovação de melhora na postura dos usuários foi em questão de algumas poucas semanas. O gadget está à venda no site da Lumo Bodytech e custa a partir de US$ 99 (cerca de R$ 244).

Visto em: , , , ,