Irmã de Luciano Szafir lança livro escrito com os olhos

| 29 de nov. de 2014
A advogada criminalista e escritora Alexandra Szafir, irmã do ator Luciano Szafir, lançou na na noite do dia 24 de novembro, na sede do Iate Clube de Santos - Higienópolis, São Paulo, o livro desCasos 2. A publicação traz histórias reais de pessoas que, assim como ela, tem esclerose lateral amiotrófica (ELA). Luciano conversou detalhadamente com o R7 sobre irmã e a doença.

Alexandra sofre de esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença que paralisa músculos
(Foto: Reprodução/R7)

- Minha irmã é uma brincalhona, só me manda e-mail com sacanagem. Às vezes eu estou deprimindo.... vê se pode pode! Isso não tem cabimento. Eu sempre soube da genialidade dela. Ela sempre foi a melhor aluna da classe. Não era tipo nerd, que nada, sentava no final da sala, fazia bagunça. Ela era fantástica.

Luciano conta que nem ele mesmo sabia direito do que se tratava essa doença antes de atingir sua família, especificamente sua irmã. O ator comparou a doença a um Tsunami. Assim como um Tsumani, a doença traz devastação física, emocional e morte. O ator explicou que a doença age matando os neurônios motores, paralisando suas vítimas, paralisando o tronco, membros, deglutição e até mesmo a fala e a respiração.

Há aproximadamente nove anos que Alexandra é vítima da doença, Beth Szafir, mãe de Alexandra, disse ao R7 sentir muito orgulho da filha. O clima era de festa: Szafir pediu um beijo duplo das sobrinhas e ainda fez careta para a foto.

Exemplo de superação, Alexandra teve a presença de muitos amigos e família no seu lançamento de seu livro, que escreveu com ajuda da tecnologia super avançada.

Com informações do Portal de Acessibilidade do RS e RAC
Visto em: ,