Estudo sobre a preguiça será usado para melhorar tratamento da depressão

| 18 de dez. de 2014
Agora você já tem a quem culpar quando não sente vontade de se exercitar (o que é quase sempre, nós sabemos). Cientistas do Instituto de Pesquisa Infantil de Seattle fizeram testes com ratos e conseguiram isolar a área do cérebro responsável pela motivação para praticar exercícios físicos. Trata-se de uma estrutura minúscula chamada "habenula medial dorsal".



Durante a pesquisa, a equipe dividiu camundongos em dois grupos. No primeiro, os neurônios da habenula medial dorsal foram completamente removidos. Os ratos lesionados, embora fisicamente capazes de correr, se mostraram desmotivados e não realizaram nenhuma atividade além do essencial. No segundo grupo, os animais podiam escolher entre duas rodas de exercício: uma delas era só uma roda comum, e a outra estimulava a habenula medial dorsal (agora você decorou) através de um laser que era ativado sempre que os ratinhos começavam a correr. Como você deve imaginar, eles preferiram a roda que tinha o laser.

Como essa região do cérebro tem função semelhante em humanos, os pesquisadores pretendem usar a descoberta para melhorar os atuais tratamentos para depressão, já que o exercício é uma das terapias mais eficazes contra a doença. De acordo com Eric Turner, médico responsável pelo estudo, a estimulação elétrica da habenula em um paciente com depressão grave foi bem-sucedida: “No entanto, esse é apenas um caso. Nosso trabalho demonstra que a habenula é parte de um sistema de motivação e regulação do humor. Agora, temos que descobrir o resto do sistema. Drogas que agem em neurotransmissores poderiam atuar nessa área, mas isso ainda está além do nosso estudo”.

.via Galileu
Visto em: , , , ,