O horário Eleitoral gratuito não é tão “gratuito” assim, os partidos políticos não paga nada e a emissora não arca com todo o prejuízo!
Bem, deixe-me explicar: Os únicos que não pagam pelas campanhas políticas são os partidos políticos, a emissora contribui em 20% do valor em prol a democracia, e os outros 80% do valor que a empresa (emissoras) iria receber, caso o espaço publicitário fosse vendido, pode ser abatido do imposto de renda dela. É como se o governo bancasse boa parte destas despesas.
Mas de onde vem o dinheiro que paga o horário eleitoral?
O Patrocínio Involuntário:
Resumidamente, quem paga o horário eleitoral são os cidadãos, a emissora, a receita federal e o fundo Partidário, entenda o seu patrocínio involuntário:
Cidadão:
Tudo que você compra, vende ou recebe vai para a Receita Federal em forma de imposto e então esse dinheiro passa ao cofre público, portanto, a grana investida para a saúde e educação, por exemplo, é sua!
Também tem outra forma que o cidadão pode ajudar o seu político favorito, voluntariamente, ele pode estar doando ou depositando diretamente para o comitê do partido.
Emissora:
Elas cedem uma hora e quarenta minutos aos partidos políticos, além das inserções no meio da programação. O tempo de cada um depende do tamanho da coligação, e a ordem de exibição é definida através de sorteio.
Receita Federal:
Como vimos, em época de eleição as emissoras podem pedir isenção fiscal pelo espaço cedido por elas a campanhas políticas. Neste ano, a Receita estima que 851 milhões de reais deixarão de ser pagos pelos meios de comunicação. E para cobrir os gastos, o dinheiro público entra em cena.
Fundo Partidário:
O Fundo Partidário é uma assistência financeira dada aos partidos, e para isso, novamente é usado o dinheiro público. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é como se cada eleitor contribuísse com 35 centavos, no que dá cerca de 160 milhões de reais!
Ahh... O valor é dividido de acordo com o tamanho de cada partido.
Você odeia propaganda eleitoral só porque ela interrompe a programação normal da sua emissora preferida?
Acho melhor você começar a apreciar o que você esta financiando, é o seu dinheiro que vai ajudar a pagar os programas e espaço de exibição de cada partido, e além do mais é bom se preocupar com o seu futuro e de seus herdeiros.
Tome cuidado em quem você vota, afinal, boa parte do salário dele é pago por nós.
E se o candidato eleito não fizer nada, ou fizer errado, quem paga somos nós também!