Plano malvado que nada!

| 2 de mar. de 2011
Recentemente postei um tweet que dizia "Você já reparou q as moscas esfregam as maos quando estão paradas? Parece que elas estão planejando um plano malvado e rindo da nossa cara" e fiquei curioso em saber a resposta verdadeira, então decidi pesquisar, confira:


Nos seus 30 dias de vida, as moscas passam por uma grande metamorfose, do ovo à forma adulta, quando voam por aí, parando para comer fezes ou lixo de vez em quando. Elas integram a ordem Díptera (que quer dizer "duas asas"), como seus colegas mosquitos, e estão divididas em cerca de 150 mil espécies e a mosca-doméstica é uma das mais comuns no mundo. E bota comum nisso: as moscas estão onde o povo está.

Elas marcam presença tanto em áreas urbanas quanto rurais. São ativas durante o dia e dormem à noite e adoram ambientes sujos, onde exista matéria orgânica em decomposição (lixo, esgoto, aterros sanitários etc.). Como vivem na imundície, as moscas levam sujeira para todo lugar - quando pousam nos alimentos, podem contaminá-los com bactérias e outros microorganismos patogênicos, propagando doenças como diarréia, cólera ou febre tifóide, Mas nem todas são prejudiciais ao homem. "Algumas são empregadas como agentes de controle biológico de pragas. Outras, como as mosca-das-frutas, são utilizadas como animais experimentais em estudos genéticos, e há ainda as que atuam como “polinizadoras”.

O cardápio das moscas é de embrulhar o estômago: elas são chegadas a fezes, pus, escarro, cadáveres de animais e vegetais em decomposição. Elas se sentem atraídas por esse menu por dois motivos: pelo forte odor e porque são eles que permitem o pleno desenvolvimento das larvinhas. Como não têm dentes, as moscas não conseguem ingerir nada sólido, mas têm algumas estratégias para traçar o almoço:

1. O inseto primeiro lança uma saliva sobre o alimento para decompô-lo, formando uma papa
2. Em seguida, usa seu aparelho bucal, chamado probóscide, para lamber a gororoba
3. Outro truque é vomitar o alimento e voltar a ingeri-lo, mais amolecido.

Mas chega de conhecimentos, vamos logo à resposta:

Como vocês viram, as moscas têm um cardápio nada peculiar e quando estão paradas é comum as vermos esfregando as “mãos, alguns “viajam” e dizem que elas estão planejando um plano malvado e rindo da nossa cara, mas elas não estão elaborando plano nenhum, é claro!

Elas fazem isso por uma questão de higiene, pois os pêlos de suas patas têm receptores de aroma e sabor e, por isso, precisam ficar limpos para que elas possam farejar seus alimentos prediletos.

Dica:
Quer se livrar dos insetos? Lembre-se que o Inseticida mata repelente afasta!
Visto em: ,