Museu islandês completa coleção com exemplar de pênis humano

| 14 de abr. de 2011
Turistas visitam museu do pênis nesta terça-feira em Husavik. (Foto: AP)
Turistas visitam museu do pênis nesta terça-feira em Husavik.

Um museu falológico é uma das principais atrações turísticas de Husavik, na Islândia. O local tem em exposição pênis de baleias, focas, ursos e outros mamíferos. Entre os destaques está um pênis de 170 centímetros de uma baleia cachalote, que é conservado em formol. O museu foi criado por Sigurdur Hjartarson, que começou a reunir órgãos genitais há mais de 25 anos.


Mas o Museu do Pênis conseguiu um novo exemplar, este ano, para o seu curioso acervo: um membro humano. O pênis mumificado pertencia ao um idoso de 95 anos, recentemente falecido.

Para Sigurdur Hjartarson, diretor do museu situado na pequena Husavik e fundado em 1997, o pênis de Pall Arason completa a sua coleção, que inclui membros de baleia, focas, ursos e outros tantos mamíferos (fotos). Pall (parece piada pronta) aceitou doar o falo a Sigurdur, de quem era amigo. A amputação foi realizada em janeiro, em um necrotério, sob supervisão médica. Segundo o diretor do museu, Pall se gabava do seu falo. Os visitantes agora poderão saber por quê. rsrsrs

Com sua última aquisição,entre os mais de 200 exemplares de distintas espécies que possui, o museu conta com pênis ou partes desse membro de todos os mamíferos terrestres e marítimos que existem na Islândia, além de alguns procedentes de outros países, assegurou à imprensa islandesa seu diretor e fundador, Sigurdur Hjartarson.

"Acho firmemente que isto melhorará e reforçará o museu", declarou ao jornal Fréttabladid. A ideia deste ex-professor de História de fundar o museu remonta há três décadas, quando dirigia uma escola de ensino médio em Akranes, no sudoeste da Islândia.

"Alguns dos professores costumavam trabalhar no verão perto de uma estação baleeira e começaram a me trazer os membros das baleias, supostamente para fazer uma piada. Depois, de forma gradual, surgiu a ideia", relata no site do museu. A instituição foi fundada inicialmente em Reykjavík em 1997, mas Hjartarson a transferiu sete anos depois para Húsavik, no nordeste do país.

Sigurdur Hjartarson, em foto de 2008, com o pênis de elefante de sua coleção. (Foto: Bob Strong/Reuters)
Sigurdur Hjartarson, em foto de 2008, com o pênis de elefante de sua coleção.

Fonte: G1/Fernando Moreira/Terra
Visto em: ,