Pés de Lótus

| 13 de jul de 2011
Muitas dizem que “Ser mulher não é pra qualquer homem”, principalmente em uma gravidez, cólicas e coisas comuns para as mulheres, mas hoje apresentarei um caso que irá frustrar você certamente. Em busca da beleza, as mulheres chinesas foram submetidas a um tipo de modificação corporal extrema, devido a antigas tradições.


Os "Pés de Lótus"

As chinesas sempre foram conhecidas pelos seus pés pequenos e delicados, mas antigamente a cobrança era ainda maior para elas. A beleza e a virtude da mulher chinesa eram vinculadas aos pés pequenos, devido ao fato de que muitos chineses dessa época achar os “pés de lótus” muito eróticos, considerados a parte mais íntima da anatomia da mulher.

Chinesa com "Pé de Lótus" chama a atenção em um mercado da China.
Compare os "pés comuns" das pessoas e os pés da senhora com bengala.

Antigamente os pés das mulheres chinesas eram considerados estranhos em seu tamanho normal e o costume era atar os pés, que tinha que se assemelhar ao tamanho de uma pequena “flor de lotus”.

A tradição cruel e bizarro, surgiu durante a dinastia Sung (960-976 aC), com a intenção de imitar uma concubina imperial, que era obrigada a dançar com os pés enfaixados.

Raio X de um Pé de Lótus
No momento em que uma menina completasse três anos, ataduras eram colocadas em seus pés. Dobravam-se então, os quatro dedos menores até a sola do pé, forçando o calcanhar a entrar, acabando por quebrar os ossos.

O processo era torturante, porém se uma mulher não o fizesse não conseguiria se casar. Existe até um suposto “Manual do sexo” da dinastia Qing, onde estão listadas mais de 40 maneiras diferentes de jogo de amor com mulheres com pés de lótus. Bizarro!


Comparação entre um maço de cigarro
e um "Sapato de Lótus"
Um pé enfaixado com sucesso, tinha de 7cm a 10cm (com isso, as fábricas começaram a fabricar sapatos nessa medida). Andar era difícil: as mulheres oscilavam de um lado para o outro, o que também evocava a imagem da “flor de lótus ao vento…” para os chineses.

O costume parou no século 20, com o fim das dinastias imperiais e crescente influência da moda ocidental. As ataduras dos pés de lótus duraram do século 10 até 1949, quando foi proibida pela nova república chinesa.

Os pés atados deixaram na China inúmeras idosas com deficiência nos pés e sérios problemas de saúde como você vê nas fotos abaixo de uma chinesa que teve seus pés atados desde pequena, usando o tradicional sapato chinês.


Chinesa exibe os pés da "ditaduta da moda"
Nota: Apesar deste costume parecer cruel e bárbaro para o pensamento moderno, estudiosos lembram que, no Ocidente, algumas mulheres compram sapatos muito pequenos para parecerem mais atraentes e sujeitam-se a usar saltos bastante altos para ficarem mais elegantes.

Visto em: ,