Pertússis

| 21 de set. de 2011

Se você pensou que fosse um deus grego, está enganado! Pertússis é uma doença altamente contagiosa que pode ocasionar em morte.
 
Os acessos de tosse podem ser seguidos a vômito,
devido à sua violência.

Pertússis, mais conhecida como coqueluche é uma doença altamente contagiosa causada pela bactéria Bordetella pertussis. A doença ataca o sistema respiratório e se manifesta por acessos violentos de tosse e suas complicações – convulsões, pneumonias e encefalopatias - pode ocasionar em morte.
 
Mais comum em crianças e idosos, a transmissão ocorre a partir de uma pessoa contaminada, especialmente, nos primeiros dias da doença. Inicialmente os sintomas se assemelham a uma gripe (febre moderada, coriza, espirros e tosse irritativa) aonde os sintomas vão piorando no passar dos dias e chegar ao estágio paroxístico, onde o enfermo pode ter excessos repetidos de tosse, vinte a trinta tossidas sem inalação (sem respirar).
 
O tratamento deve ser feito sob orientação médica e consiste basicamente no uso de antibióticos. Quanto à prevenção, o uso precoce da vacina é imprescindível. Em crianças, a vacina tríplice é utilizada para o combate à Pertússis e também para mais duas doenças: difteria e tétano. Ela é distribuída gratuitamente em postos de saúde e é feita em três doses (aos 2, 4 e 6 meses de idade) e dois reforços (aos 15 meses e aos 4 anos), mantendo a imunização por aproximadamente dez anos.
 
A vacina para pessoas na fase adulta não é distribuída na rede pública de saúde, apenas em hospitais particulares.
 
A doença existe em todo o mundo e só infecta os seres humanos. Estima-se que ocorram cerca de 30 a 50 milhões de casos por ano que resultam em 300 000 mortes. Em termos gerais, os pacientes são crianças com menos de um ano de idade, 90% dos casos ocorrendo em países subdesenvolvidos.
 
Em 17 anos, as campanhas de vacinação no Brasil conseguiram reduzir em mais de 98% os casos da doença, mas no Estado de São Paulo número de casos de coqueluche em 2011 já é maior que o do ano de 2010, até 20 de setembro, foram registrados 183 casos; em 2010 todo, foram 176. Adultos infectados devem evitar circulação para não transmitir doença.
 
O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.
 
 
Visto em: ,