Mondegreen

| 15 de fev. de 2012
Mondegreen é um fenômeno linguístico causado pela semelhança sonora, geralmente num poema ou canção. No Brasil o fenômeno é conhecido como “Virundum”.

A escritora americana Sylvia Wright batizou a palavra num artigo para a revista “Harper’s” em 1954. No artigo Sylvia defendia sua tese: a de que os mondegreens, mesmo errados, são sempre esteticamente superiores ao original e por isso se impõe ao ouvinte. Um exagero, claro.

Wright tirou a expressão de uma confusão que ela passou na infância ao ouvir sua mãe lhe recitar uma balada* popular do século XVII chamada “The Bonny Earl O’Moray” (vídeo abaixo). Quando o poema dizia laid him on the green (deitou-o na grama), ela entendia “Lady Mondegreen” – uma confusão intraduzível. Basta entender que os perfis sonoros são quase idênticos.

Resumidamente o Mondegreen é quando uma canção acaba sendo cantada de forma errada pelos fãs da música, ou por cantarem o que acham que ouviram, um exemplo abrasileirado é tipo o “Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão”, que na verdade, a letra diz “Batatinha quando nasce, espalha ramas pelo chão”.

A palavra mondegreens foi adicionada ao dicionário inglês no século XX, no Brasil uma tradução ainda informal que capta bem o espírito da coisa: “virundum”, que vem de “O virundum piranga as margens plásticas” – ou coisa parecida.

Ouça “The Bonny Earl O’Moray” e perceba a semelhança sonora de "laid him on the green" eLady Mondegreen”, a frase já está no primeiro verso:
Ye Highlands and ye Lawlands,
O where hae ye been?
They hae slain the Earl o' Moray,
And hae laid him on the green.


*A balada é uma forma de verso, muitas vezes uma narrativa definida para a música


Separei tambem um Mondegreen (ou Virulum, como desejar) da musica do Gustavo Lima "Balada Boa" em que muitos dizem ter ouvido ele cantar "vem comer minha vó" sendo que o correto é "vem que o brega é bom". Que também está logo no primeito verso da música:
Eu já lavei o meu carro, regulei o som
Já tá tudo preparado, vem que o brega é bom
Menina fica a vontade, entre e faça a festa
Me liga mais tarde, vou adorar, vamos nessa




Você tem mais exemplos de Mondegreens?
Deixe o seu comentário!


Visto em: , ,