Diminuir o volume da tv economiza energia?

| 29 de ago. de 2012
Sim. Aumentar ou diminuir o volume do som da TV ou do rádio altera o consumo de energia, mas você não deve sentir esse efeito na conta de luz.
 
Ao aumentar o volume, o alto-falante vibra com uma amplitude maior, o que acarreta um maior consumo de energia, explica Odilon Duarte, coordenador do grupo de eficiência energética da PUCRS. Com o som mais baixo, ocorre o inverso, o alto-falante vibra em amplitude menor e demanda menos eletricidade.
 
Nem fale isso para o seu pai!
Mas essa variação do som altera muito pouco o valor da conta de luz. Segundo Jayme Buarque de Hollanda, diretor-geral do Instituto Nacional de Eficiência Energética (INEE) e dono de um sobrenome pra lá de chique, o impacto no consumo energético é ínfimo se considerarmos um aumento ou redução do som “Alguns aparelhos são tão potentes que conseguimos ouvir lá da esquina. Aí é claro que fará diferença. Mas um pouquinho não é capaz de tornar uma televisão ou um rádio mais econômicos”, explica Hollanda.
 
Certo, mas o que é esse pouquinho? O que acontece é que aparelhos de som e televisões são econômicos. Segundo Duarte, na comparação com um chuveiro elétrico, uma geladeira ou uma máquina de lavar, os aparelhos domésticos de som consomem pouca energia. Se a intenção for economizar na conta de luz, vale a pena trocar o aparelho de televisão antigo (aquele de tubo) por um modelo de LCD ou LED. “Aí você pode perceber o ganho em eficiência energética”, diz Hollanda.
 
Fonte: Superinteressante
Visto em: ,