Mãe 'superprotetora' de escorpiões rende prêmio de fotos de natureza

| 4 de out. de 2012

Imagem que flagra mãe com cria próxima a ferrão rende prêmio em concurso alemão

A imagem que flagra uma mãe disposta a matar para proteger seus filhotes foi a vencedora do concurso, Fritz Pölking, de imagens da natureza, realizado na Alemanha.
Para proteger escorpiões recém-nascidos de predadores, suas mães costumam abrigá-los próximos ao ‘ferrão’. Esta imagem, intitulada 'Nova Vida', venceu o prêmio-máximo do Prêmio Fritz Pölking
A foto "Nova Vida" mostra uma mãe de escorpiões recém-nascidos. Para manter sua cria longe de predadores, ela os mantém perto de seu ferrão. A imagem foi registrada pelo fotógrafo Ingo Arndt. Entre as fotos que também participaram da disputa estão poéticos registros de bandos de estorninhos na instância turística de Blackpool, na Grã-Bretanha.

Confira outras fotos do concurso, Fritz Pölking:

A imagem de um estorninho solitário integrou uma série registrada na estância turística britânica de Blackpool durante entardecer (Foto: Zoltán Gergely Nagy)
 
O chamado pulgão da ervilha mede apenas três milímetros e tem uma taxa de reprodução assexuada extremamente alta. A fêmea dá à luz uma cria assexuada. No outono, se dá o desenvolvimento de machos e fêmeas. Após o acasalamento, ovos fertilizados são guardados e irão chocar na primavera (Foto: Ingo Arndt)

O descanso das aves sempre desperta atenção. Aqui, um corvo intrigado com a reunião dos estorninhos tratou de se aproximar deles. Mas, a despeito de o pássaro negro não representar uma ameaça direta, o bando de estorninhos tratou de manter sua distância (Foto: Zoltán Gergely Nag)

Quando está passando pelo ato de chocar, a abelha rompe a película que a envolve com suas peças bucais afiadas. Inicialmente, o inseto se mostra pálido e precisa desdobrar suas asas e se secar completamente. Antes de deixar a colmeia pela primeira vez, ela terá de realizar importantes tarefas, como cuidar de suas larvas (Foto: Ingo Arnd)

Ao atingir a vida adulta, o gafanhoto chega a ter seis centímetros de altura. Alguns são fiéis ao seu habitat e lá permanecem, enquanto outros formam grandes enxames (Foto: Ingo Arnd)

Após o pôr-do-sol, estorninhos voam sobre os píeres uma última vez antes de irem dormir. Os píeres de Blackpool são atrações turísticas que concentram lojas, bares, um teatro e uma famosa roda gigante, que é um dos cartões postais da cidade (Foto: Zoltán Gergely Nagy)

O ovo de um inseto crisopídeo é tão pequenino que é invisível a olho nu. Após ter saído do ovo, a larva irá se desenvolver e irá se alimentar de pulgas que caçará e entre 8 e 22 dias estará plenamente crescida (Foto: Ingo Arndt)

Fonte: Estadão

Visto em: ,