A velhinha que restaurou o turismo de Borja

| 7 de nov. de 2012
A velhinha que restaurou atabalhoadamente um afresco do século XIX, em uma igreja de Borja, nordeste da Espanha, deixou o mundo estupefato. Sua ‘obra-prima’ virou meme na Internet, inspirou anônimos a mostrar como seriam suas versões de restauro para outras grandes pinturas: uma espécie de ‘Nina Congelada’.
Olha a obra nas mãos do Profº Girafales

Talvez a bem-intencionada restauradora, a octogenária Cecília Giménez, que disse em entrevista já ter vendido vários quadros (assista ao vídeo abaixo, em espanhol), seja uma artista desvairada e incompreendida… Fato é que essa senhorinha espanhola conseguiu, sem querer, chamar a atenção do mundo para sua pequena cidade e para a igrejinha pela qual tanto zela. Desde que o restauro (?) veio a público, o interesse pela igreja aumentou e os turistas se multiplicaram ali, com filas de curiosos que querem tirar fotos e que começam a dizer que a nova imagem tem poderes sobrenaturais e dá sorte. Enquanto isso, o governo local já pesquisa empresas que possam resgatar os traços originais do afresco.

Veja algumas das 'versões' que rodaram na internet

Tamanha mobilização despertou o interesse dos curiosos e também dos acadêmicos. Segundo o jornal El País, pelo menos duas universidades americanas se ofereceram para estudar o episódio do ponto de vista sociológico. Uma petição pública que pede a preservação da nova versão de Ecce Homo dá uma amostra dessa mobilização. Em algumas horas, 5.000 assinaturas foram coletadas– número que já passava dos 11 mil no final de agosto. Essa turma já teve pelo menos uma primeira vitória. O prefeito da cidade rejeitou o pedido do pároco para que a arte de Cecília permanecesse escondida da vista do público até o fim do restauro profissional. Tomara que a equipe tenha o senso de registrar devidamente a obra-prima de Cecília Giménez e, quem sabe, prestar a ela uma homenagem por ela ter feito desse velho afresco um dos mais famosos do mundo. Confira outras homenagens e o vídeo abaixo:
Que tal um objeto para decoração?

Flores também foram restauradas.

E um cosplay? O que achou?
Assista a entrevista com a Srª Giménez (em espanhol):


Com informações da Veja.


Visto em: , ,