O que é pior para o meio ambiente: abrir e fechar a geladeira ou deixá-la aberta?

| 3 de jul. de 2013
Abrir e fechar a porta da geladeira várias vezes gasta mais energia e é pior para o aparelho e para o meio ambiente. O ideal é pegar tudo o que é necessário de uma vez só.

Resolvido as brigas em família! 
Odilon Francisco Pavón Duarte, professor e coordenador do Grupo de Eficiência Energética da PUCRS, explica: quando a porta é aberta, o ar gelado, que é mais denso, tende a sair da geladeira, dando espaço ao ar mais quente, segundo o princípio físico da convecção.

Para reverter o aumento de temperatura no interior da geladeira gerado por essa troca, ocompressor é ativado, exigindo mais do equipamento, gastando mais energia e, consequentemente, causando mais danos ao meio ambiente.

A diferença entre deixar a geladeira aberta durante um minuto e abri-la 6 vezes por 10 segundos está no escoamento inicial de ar gelado. A cada abre e fecha, a geladeira perde o ar frio duas vezes: a primeira pelo ato mecânico de abrir a porta (que força o ar gelado pra fora) e a segunda pelo tempo que a porta fica aberta trocando ar com o ambiente. São 6 vezes que a geladeira é aberta. E isso significa mais trabalho para a geladeira voltar à temperatura ideal.

Pense nisso na próxima vez que abrir a geladeira só para ver se os gnomos habitantes de geladeira estão bem.

Fonte: SuperInteressante
Visto em: ,