Mãos e braços de mulher mudam de cor com o frio

| 31 de out. de 2013
De acordo com o New English Journal of Medicine, ela deve sofrer de doença autoimune

Uma mulher de 45 anos de idade, de uma cidade rural do norte da Espanha, ficou com as mãos e parte do braço com cor roxa por causa do frio. A informação foi publicada no jornal médico New English Journal of Medicine nesta quinta-feira (24).
Mulher desenvolveu condição após seis anos
(Foto: Divulgação)
De acordo com o jornal, a mulher desenvolveu essa condição ao longo de seis anos. Para os médicos, a paciente tem de 40 a 80% de chance de ter a doença esclerodermia limitada. Em 30% dos pacientes com o fenômeno, pode ser uma apresentação inicial de esclerodermia.

Segundo a publicação, a mulher não apresentava outros sintomas, apenas o espessamento da pele. A paciente usa luvas para proteger as mãos no tempo frio.

Os médicos já iniciaram o tratamento com um bloqueador dos canais de cálcio.

A doença

De acordo com o departamento de reumatologia da USP (Universidade de São Paulo), a esclerodermia é uma doença autoimune, o que significa uma situação na qual o sistema imunológico ataca os tecidos do próprio organismo.

A esclerodermia (o nome significa “pele dura”) pode variar muito em termos de gravidade e prognóstico. Para alguns pacientes representa apenas um incômodo, enquanto para outros é uma doença grave e letal, sendo para a maioria uma doença que afeta o modo como elas vivem o seu dia a dia. Embora existam medicações que reduzem a evolução da doença e auxiliam no controle dos sintomas, ainda não há cura para a doença.

Fonte: R7
Visto em: ,