Esta sexta-feira 13 será de Lua Cheia

| 13 de jun. de 2014
Coincidência, que promove encontro de superstições, não ocorre desde 2000 e só se repete em 2049

Vai ser um encontro entre Jason e o Lobisomen, um dia depois do Dia dos Namorados e da estreia da seleção na Copa do Mundo do Brasil. A noite desta sexta-feira, 13 de junho, terá Lua Cheia, algo que não acontece em junho desde 1919, segundo cientistas. A última vez em que a coincidência ocorreu foi em outubro de 2000. A próxima vez seria em agosto de 2049, de acordo com diferentes sites ligados a astronomia.
O Cristo Redentor 'envolvido' pela Lua Cheia
(Custodio Coimbra / Agência O Globo/24.08.2010)
Será um mistura de muitas superstições. As origens da fama de azarenta da sexta-feira 13 são nubladas, ninguém sabe ao certo quando a reputação começou. Mas há indícios claros da sua influência no mundo. Um centro de estudos sobre estresse na Carolina do Norte, nos EUA, estima que até 21 milhões de pessoas naquele país têm medo dessa data. E já foram feitos estudos dando conta de que a economia americana perde milhões de dólares porque muita gente deixa de viajar nesse dia.

A Lua Cheia também sempre foi cercada de mitos, desde as culturas mais antigas. Algumas teorias sugerem que o satélite atua sobre o humor das pessoas da mesma forma como influencia as marés, porque mexeria com a água do nosso corpo. Em 2007, a polícia na cidade britânica de Sussex chegou a reforçar o patrulhamento das ruas porque verificou um aumento na criminalidade durante as noites de Lua Cheia. E em diversos hospitais pelo mundo as equipes relatam mais acidentes quando o satélite está na sua fase mais "iluminada".

Para os românticos e otimistas, entretanto, o mais importante é que a sexta-feira é um dia ideal para se aproveitar a noite de Lua Cheia. Estas pessoas estão mais preocupadas com o tempo. Até esta quinta, a previsão era de céu claro, mas, nesta sexta, o boletim metereológico dá conta de uma noite nublada.

Fonte: O Globo

Visto em: , , ,