Cervejaria belga construirá um 'rio de cerveja'

| 25 de set. de 2014
Cervejaria fará tubulação para transporte de bebida

A expressão um "rio de cerveja" pode deixar de ser uma metáfora. Isso porque a cervejaria De Halve Maan, de Bruxelas, na Bélgica, conseguiu a autorização para construir um tipo de 'oleoduto', que ao invés de transportar óleo ou gás por tubos subterrâneos, levará cerveja.

Cervejaria De Halve Maan fica no meio do centro histórico de Bruxelas
(foto: WikiCommons)
A medida foi tomada para levar a bebida da fábrica que fica no centro histórico da cidade para uma indústria de engarrafamento na periferia de Bruxelas. Com isso, a cervejaria não usará mais os 500 caminhões que utiliza atualmente para o transporte.

Ao fim da obra, os canos transportarão cerca de quatro milhões de litros de cerveja entre a sede da De Halve Maan até a zona industral - onde será filtrada, engarrafada, produzida e despachada.

"Este investimento não foi decidido por motivos econômicos, mas por causa das considerações ambientais e da qualidade de vida", disse Xavier Vanneste, diretor-geral da empresa, ao afirmar que as centenas de caminhões que percorrem o centro histórico podem estragar as casas feitas ao estilo gótico.

A cervejaria De Halve Maan produz uma das cervejas mais icônicas de Bruxelas, a Brugse Zot, que é feita no mesmo local há mais de cinco séculos. O centro de produção da bebida recebe cerca de 100 mil turistas por ano.

Fonte: ANSA
Visto em: , ,