Xeque mate humano em Maróstica

| 1 de out. de 2014

São exatos 60 anos que em Marostica, cidade medieval da região do Vêneto, no norte da Itália, realiza a sua tradicional partida de xadrez. O mais curioso e excêntrico é que as peças, que se movem em um tabuleiro gigante, são de carne e osso.


Homens e mulheres se transformam em torres, bispos, rei e rainha. Os cavalos também são autênticos e não perdem nenhuma jogada. A partida relembra uma disputa amorosa, de 1454, quando a cidade ainda pertencia à República Veneziana.Taddeo Parisio, proprietário do castelo de Marostica, para evitar um confronto sangrento entre os dois pretendentes à mão de sua filha Lionora, decidiu que o vencedor de uma partida de xadrez com integrantes do reino, casaria com sua primogênita.




Desde então, todo segundo final de semana do mês de setembro, o evento se repete na mesma praça Castello onde 600 atores se vestem com roupas medievais e realizam um espetáculo de mais de duas horas. Marostica, com suas muralhas, seu castelo e famosa praça, que ostenta o tabuleiro gigante, vale uma visita, em qualquer época do ano. Sem falar na gastronomia. Impossível resistir ao delicioso Maccafame, um doce realizado com pão, leite, ovos e mel.

Fonte: O Globo
Fotos: Divulgação - Crédito: Sergio Sartori
Visto em: , ,