Fóssil comprova que humanos tiveram relações com neandertais

| 12 de nov. de 2014
Estudos anteriores afirmavam que os primeiros humanos que deixaram a África e foram rumo à Europa tiveram contato com essa outra espécie. Agora, a suposição foi confirmada.

Pesquisa se baseia no DNA de um fóssil encontrado na Europa
(Foto: Daily Mail / Reprodução)
Um genoma retirado de um fóssil de 36 mil anos de idade comprova que realmente houve um período de cruzamento entre os humanos e os neandertais. As informações são do Daily Mail.

Segundo a publicação, a pesquisa se baseia no DNA de um fóssil encontrado na Europa. Ele seria um dos primeiros europeus conhecidos, e teria vivido na região da Rússia.

Nesse DNA, revelou-se uma pequena porcentagem de genes de neardertais, o que revela que as duas espécies realmente se cruzaram. Estudos anteriores afirmavam que os primeiros humanos que deixaram a África e foram rumo à Europa tiveram contato com essa outra espécie.

No entanto, a pesquisa atual revela que esse cruzamento aconteceu poucas vezes. "Estávamos surpresos ao descobrir que realmente havia existido o cruzamento, mas a questão atual é: por tão poucas vezes?", diz o professor Robert Foley, da Universidade de Cambridge. "É uma descoberta extraordinária, mas ainda não conseguimos entendê-la direito."

Ainda sendo os pesquisadores, tais cruzamentos aconteceram por volta de 54 mil anos atrás, antes da população euro-asiática começar a se separar geograficamente. Novas descobertas devem ser reveladas em breve.

.via Terra