Arqueólogos descobrem o que pode ser um dos maiores palácios reais da Idade Média

| 4 de dez. de 2014
Os arqueólogos descobriram, no sul da Inglaterra, o que pode ser um dos maiores palácios reais da Idade Média já encontrado e, atualmente, enterrado no subsolo e protegido por uma grande fortaleza pré-histórica.

Representação mostra como era a cidade medieval - Peter Dunn / English Heritage 

A construção do século XII foi encontrada através da utilização de tecnologia que mapeia geofisicamente o solo, como se fosse um raio X. O palácio teria ficado enterrado por mais de 700 anos.

Localizado entre defesas de terraplanagem datadas da Idade do Ferro, o palácio foi encontrado no condado de Wiltshire, fundado por Guilherme, o Conquistador, que tornou o local um dos mais importantesna vida política inglesa: foi o local em que a nobreza local jurou lealdade ao rei.

O levantamento geofísico do local está sendo realizado por arqueólogos da Universidade de Southampton e está fornecendo oportunidades sem precedentes para o pesquisadores compreenderem plenamente o urbanismo da região.

Local virou um campo verde, o que facilitou o trabalho dos pesquisadores - University of Southampton 2014

Até o momento, a pesquisa revelou as bases de dezenas de casas comuns enterradas e um vasto complexo que provavelmente foi um palácio real. O palácio possui 65 metros de largura e 170 de comprimento, dispostos em torno de um grande pátio. O levantamento apontou que a construção tinha paredes de 3 metros de espessura e uma grande sala com 60 metros de comprimento, o que provavelmente era um salão. Torres e outros andares da construção também foram identificados.

"A localização, o design e o tamanho do complexo sugerem fortemente que era um palácio, provavelmente, um real. O principal candidato para a construção é, talvez, o rei Henrique I, em algum momento do início do século 12", afirmou Dr. Edward Impey, especialista em edifícios medievais e diretor-geral do instituto Royal Armouries.

Através de um ‘raio-x’ foi possível identificar as construções enterradas - University of Southampton 2014

É a primeira vez que arqueólogos na Grã-Bretanha encontram um provável palácio medieval deste porte. Até então, os historiadores acreditavam que a única residência real no local era um estabelecimento muito menor no topo de um morro. "Esta é uma descoberta de uma importância imensa. Revela a escala monumental de trabalhos na construção em curso no início do século 12", afirmou o historiador David Bates, da Universidade de East Anglia.

Um dos facilitadores do trabalho dos pesquisadores é que a cidade ficou abandonada e acabou se transformando em um campo verde. "Arqueólogos e historiadores sabem há séculos que havia uma cidade medieval na região mas até agora não houve nenhuma localização específica. Nossa pesquisa mostra onde estes edifícios estão localizados", afirmou Kristian Strutt, da Universidade de Southampton.

.via O Globo
Visto em: , ,