Homem que prometeu ser "comido vivo" por cobra não consegue o feito

| 8 de dez. de 2014

Fora ao ar as imagens que mostram o naturalista Paul Rosolie sendo engolido por uma cobra gigante às margens do rio Amazonas. Depois de muito protesto, as cenas foram gravadas na última semana e exibidas pelo canal Discovery no último domingo (7), nos EUA.

Paul Rosolie, o homem que disse que seria comido vivo por uma sucuri em um programa do Discovery Channel, deixou muitos de seus telespectadores frustrados após pedir para ser resgatado quando a cobra gigante agarrou sua cabeça. Ele pediu para ser resgatado pela equipe de apoio após "sentir o braço quebrar" sob o aperto da cobra.

Reprodução

A realidade, no entanto, provou ser menos inventiva do que as propagandas do show. Vestido em um traje super resistente, dotado de dispositivos de respiração, o naturalista se banhou em sangue de porco e se arrastou para perto do animal. A sucuri (chamada de Anaconda pelos americanos) deu o bote, se enrolou no homem e começou a sufocá-lo. Assista à entrevista dada ao programa The Today Show da Rede NBC: 


Antes de ser engolido pela cobra, os auxiliares ajudaram o apresentador quando ele começou a se queixar e a temer que a pressão do animal conseguisse quebrar seus ossos. "Toda a sua força se concentrou no meu braço até que comecei a perceber que minha mão não recebia irrigação", disse Rosolie.

"Senti que meu braço começava a se quebrar", descreveu Paul posteriormente. Quando isso aconteceu, o naturalista pediu para ser resgatado. Sua equipe entrou em ação e conseguiu desvencilhá-lo da cobra gigante. Nesse momento, apenas a cabeça dele estava na boca da sucuri.

A gravação aconteceu na Amazônia peruana e, antes mesmo de ir ao ar, gerou críticas de defensores dos animais, que diziam que a cobra poderia ser ferida para o mero entretenimento das massas. Antes da transmissão, a organização de proteção à fauna Peta havia criticado o fato de a cobra ter sido submetida a maus-tratos apenas para ganhar audiência.

Segundo Rosolie, a ideia era chamar a atenção para o intenso desmatamento que faz com que milhares de hectares de floresta desapareçam a cada ano e leva, entre outras consequências mais graves, as anacondas a perderem seu habitat natural.

Internautas ironizam no Twitter
(Reprodução)
"Todos sabem que está desaparecendo, mas não há muitos que prestem atenção. Então quisemos fazer alguma coisa que impactasse verdadeiramente as pessoas e provocasse reações", disse Rosolie à AFP. Assim como Rosolie, os grupos de defesa dos animais também puderam respirar tranquilos, já que o animal saiu ileso.

Na internet, usuários das mídias sociais reclamaram que o show, que prometia mostrar alguém sendo comido, não "entregou" isso. "Onde peço meu dinheiro de volta?", ironizou um usuário do Twitter. Outro usuário de Iowa, nos Estados Unidos, juntou o espírito de todos que esperavam que Rosolie fosse engolido em uma só imagem. Postou uma foto com o dedo dentro da boca de cachorro com os seguintes dizeres: "E agora, Discovery, também posso ter o meu programa?".

As sucuris são cobras que matam por constrição. Ou seja: se enrolam ao redor da presa e a apertam até sufocá-la. Somente depois que o "almoço" está morto é que a cobra o engole inteiro.


Com informações de Istoé, Yahoo e Folha de S. Paulo
Visto em: , , , ,