Ave foi encontrada ferida em varanda e, agora, vive em poleiro de centro de estudos de animais
É quase impossível acreditar na beleza dos olhos da corujinha Zeus. O animal, da espécie Screech Ocidental, é cego e tem olhos que parecem uma imagem da galáxia capturada pelo telescópio espacial Hubble.
![]() |
Olhos da corujinha Zeus, encontrada na Califórnia, parecem conter uma galáxia inteira (Divulgação/ Wildlife Learning Center) |
Ferida, a coruja foi encontrada, recentemente, na varanda de uma casa no sul da Califórnia, quando a ave se chocou contra a parede da residência e bateu a cabeça. Depois de uma visita ao veterinário, Zeus encontrou um lar permanente no Centro de Aprendizagem da Vida Selvagem, em Symlar, na Califórnia.
![]() |
Coruja Zeus tem curiosa condição que faz seus olhos parecerem um céu estrelado (Divulgação/ Wildlife Learning Center) |
O animal, do sexo masculino, foi então batizado com o nome do deus grego que comandava o Olimpo (o céu, para os gregos antigos) e os trovões por conta de seus olhos, que parecem ter estrelas dentro deles. Já que é cego, Zeus não poderá ser libertado de volta para a natureza, então ele agora vive num poleiro ao lado da mesa do fundador do centro de aprendizagem, Paul Hahn.
![]() |
Animal foi batizado Zeus (o deus do céu e do trovão) por conta de seus olhos ‘celestes’ (Divulgação/ Wildlife Learning Center) |
A aparência curiosa dos olhos de Zeus deve-se, provavelmente, a uma anormalidade no vítreo (espécie de gelatina transparente que preenche a parte interna do olho, formada basicamente de água). Esse fluido, algumas vezes, apresenta fibras e aglomerados de colágeno que flutuam nele (conhecidos como “moscas volantes”). Além disso, os olhos de Zeus não têm íris ou pupila.
.via O Globo