Os genuínos ritmos brasileiros

| 22 de dez. de 2010

Quais os Ritmos mais populares do Brasil?

Alguns vão ficar surpresos, outros irão adorar e sair no ritmo do pagode. Isso mesmo! O hit mais pedido nas principais rádios do país é o Pagode!

Junto com o sertanejo, que ocupa o 2º lugar da pesquisa, o pagode é o hit que domina as Rádios FM de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Brasília, Fortaleza e Belém. Eu, particularmente, prefiro as músicas internacionais, mas não podemos negar que o pagode e o sertanejo são ritmos genuinamente brasileiros.

O Pagode surgiu no Rio de Janeiro nos anos 70, em festas onde havia bebida, feijoada e, é claro, o samba.
Os pagodes românticos são os preferidos dos ouvintes Brasileiros. Belo, mesmo depois de passar alguns anos na cadeia, voltou com força total com a música “Tudo Mudou” de seu último disco, ele é denominado as principais posições das rádios cariocas, gaúchas e baianas.

Já a música sertaneja nasceu na década de 1920 no interior de São Paulo, no inicio era mais conhecida como música caipira, mas atualmente caíram nas graças do povo, pois em 2009 o gênero mais tocado nas rádios foi o sertanejo, nas vozes de João Bosco e Vinícius, Victor e Léo, Cezar Menotti e Fabiano, Fernando e Sorocaba entre outros. As duplas são os expoentes do sertanejo universitário, que neste ano ganhou a companhia de Luan Santana.

Abaixo você confere o resultado da pesquisa realizada pela ABPD, IFPI e Sony Music:

32% - PAGODE
20% - SERTANEJO
16% - INTERNACIONAIS
14% - POP/ROCK NACIONAL
10% - FORRÓ
04% - AXÉ
02% - RAP
02% - FUNK

Fonte: ME
Visto em: ,