Deixar a cama desarrumada faz bem à saúde, dizem cientistas

| 29 de mar. de 2014
"Já arrumou a sua cama?" deve ser uma das frases mais usadas por pais e mães de todo o mundo. No entanto, crianças e jovens mundo afora conseguiram uma desculpa para não fazer a cama de manhã. cientistas da Universidade de Kingston (Inglaterra) descobriram que não arrumar a cama pode ser melhor para a saúde.

A explicação é simples: deixar a cama desarrumada ajuda a eliminar os ácaros e outros seres responsáveis por alergias respiratórias e outros problemas de saúde. Numa cama chegam a existir até 1,5 milhão de ácaros, explicam os pesquisadores da universidade inglesa. Os microscópicos animais precisam de umidade e calor para se proliferar, condição mantida se a cama é arrumada logo após o despertar.
Mantenha a bagunça organizada....
(Foto: Reprodução/Kingston University)
O pesquisador Stephen Pretlove disse: "Nós sabemos que os ácaros só podem sobreviver utilizando água da atmosfera em pequenas glândulas do lado de fora de seu organismo. Uma coisa simples como deixar a cama sem arrumar durante o dia pode remover a umidade dos lençóis e do colchão, então os ácaros vão ficar desidratados e, eventualmente, morrer".

Ácaros não sobrevivem em
ambientes quentes e secos
(Foto: Reprodução/BBC Brasil)
Na próxima etapa de sua pesquisa, os cientistas vão colocar bolsas com ácaros em camas em 36 casas em várias partes da Grã-Bretanha para testar seu modelo de computador e vão investigar como a rotina diária das pessoas afeta a população de ácaros.

Aquecimento e ventilação domésticos também serão alterados para verificar como os ácaros lidam com as diferentes condições.

Pretlove disse que a pesquisa tem o potencial de reduzir cerca de US$ 1,3 bi gastos no tratamento de doenças induzidas por ácaros todos os anos na Grã-Bretanha.

Ou seja, claro que a gente precisa arrumar a cama. Mas a dica dos cientistas é a seguinte: levante e afaste as cobertas da cama, de modo que o lençol receba ventilação e fique menos úmido e quente. Alguns minutos depois (tempo suficiente para lavar o rosto e escovar os dentes ou de um banho rápido), você já pode fazer a cama de modo que os ácaros sobrevivam menos.

Com informações do Yahoo e BBC Brasil
Visto em: , ,