QR Code, o código lido pelos celulares

| 5 de out. de 2014
Conheça o padrão usado para mostrar conteúdo em celulares


Abusando dos QR Codes (Imagem: Reprodução/QR Code Express)

O processo de identificação de produtos sofreu uma revolução com a invenção do conhecido código de barras. Este reinou praticamente absoluto por muito tempo até que outros métodos foram surgindo. O QR (Quick Response) Code é um deles. Sua criação ocorreu em 1994 por uma subsidiária da Toyota no Japão.

O que é o QR Code?


O QR Code consiste de um gráfico 2D de uma caixa preto e branca que contém informações pré-estabelecidas como textos, páginas da internet, SMS ou números de telefone.

Um prédio comercial no Japão ostenta em sua fachada um QR Code.
(Foto: Reprodução)

Este conteúdo pode ser lido por meio de aparelhos específicos para este tipo de código ou de aplicativos instalados em celulares. Neste caso, a câmera do aparelho é usada para fazer a leitura do código.

Para que serve o QR Code?


Atualmente, o QR code é mais usado pela mídia impressa (revistas, panfletos, outdoors e outros). Revistas publicam códigos QR para que leitores acessem em seus celulares e computadores algum conteúdo extra relacionado às matérias.

Mas há outros setores que também usam o QR Code. Em alguns países ele é usado na televisão. Por meio do código, o telespectador pode comprar ou receber informações extras sobre um produto exibido num programa de TV.

A tecnologia a favor do mercado imobiliário
(Foto: Reprodução)
Outras funções já usadas em códigos QR são compra de pizzas a partir de panfletos de pizzarias, acesso a vídeos de lançamento imobiliário vistos em outdoors e acesso a informações extras a partir de um cartão de visitas.

Uma das vantagens do QR Code é que ele dispensa a necessidade de se digitar endereços da web, tarefa não muito fácil em muitos celulares. Então, literalmente, é só iniciar o aplicativo de leitura, apontar o celular para um QR Code para que o conteúdo adicional seja exibido no navegador de internet.

Com o aumento do número de smartphones vendidos no Brasil, é bem possível que o QR Code se torne popular por aqui, assim como é em seu país de origem. Com isso, a quantidade de iniciativas empresariais com QR Code deve aumentar.

Como gerar QR Codes


Existem diversos sites onde é possível gerar um QR code a partir da inserção de um endereço web, texto, número de telefone ou SMS. O KAYWA é um exemplo de site gratuito que gera este tipo de código. Escolha o que se deseja codificar, o tamanho do QR Code e clique em “Generate”.

Victoria Secret utilizou o código em campanha (Foto: Reprodução)

Aplicativos para a leitura de QR Codes


Descubra a mensagem
codificada na imagem

Muitos dos celulares novos já vêm de fábrica com aplicativos leitores de códigos QR instalados. Para os demais aparelhos é necessário procurar um programa compatível. Veja uma lista desses programas.

Geralmente para instalar esses programas basta fornecer o número do celular no site do aplicativo. Logo em seguida o usuário recebe uma mensagem com um link para instalar o programa. O iG recomenda os seguintes aplicativos:

i-nigma reader – um dos mais populares leitores de QR Codes do mundo.
Kaywa Reader – enorme variedade de smartphones e celulares compatíveis com o este aplicativo.


> Clique aqui para instalar o leitor de códigos QR Code em seu celular Android - Google Play
> Clique aqui para instalar o leitor de códigos QR Code em seu celular IOS - Apple Store

Com informações iG Tecnologia
Visto em: , ,