Pássaros bêbados recebem ajuda para ficar sóbrios

| 19 de nov de 2014
Pássaros que habitam a região de Yukon (Canadá) estão tendo um problema inusitado. Por comerem uma fruta que acaba fermentada durante geadas, as aves acabam ficando bêbadas e tendo várias dificuldades motoras.

Um waxwing come fruta fermentada - Foto: AP

Alguns pássaros embriagados voam acidentalmente contra janelas, carros e muros. Outros simplesmente caem de árvores e, no chão, apresentam dificuldade para ficar em pé e andar em linha reta.

"Eles não são bons coordenadores de voo. Quando ficam realmente bêbados, eles acabam no chão e têm problema para levantar voo. Parece que eles estão cambaleando", disse à CTVNews Meghan Larivee, integrante de uma entidade que ajuda os pássaros embriagados.

Os voluntários recolhem os pássaros com os sentidos alterados e os deixam repousando em gaiolas. Recuperados, as aves são soltas na natureza. Meghan comentou que, recentemente, sua equipe encontrou três Bohemian waxwings (Bombycilla garrulus) com ferimentos por causa da intoxicação. Dois deles morreram.

Os pássaros que não se recuperam após o repouso na gaiola são levados a uma reserva florestal.

As pequenas frutas avermelhadas crescem em árvores cinza de montanha, um tipo de árvore euroasiática. Elas costumam ser plantadas em quintais de residências da região. A oferta é farta.

.via O Globo
Visto em: , ,