Com ‘estrelas’ nos olhos, coruja cega encanta moradores de cidade da Califórnia

| 20 de nov. de 2014
Ave foi encontrada ferida em varanda e, agora, vive em poleiro de centro de estudos de animais

É quase impossível acreditar na beleza dos olhos da corujinha Zeus. O animal, da espécie Screech Ocidental, é cego e tem olhos que parecem uma imagem da galáxia capturada pelo telescópio espacial Hubble.

Olhos da corujinha Zeus, encontrada na Califórnia, parecem conter uma galáxia inteira
(Divulgação/ Wildlife Learning Center)

Ferida, a coruja foi encontrada, recentemente, na varanda de uma casa no sul da Califórnia, quando a ave se chocou contra a parede da residência e bateu a cabeça. Depois de uma visita ao veterinário, Zeus encontrou um lar permanente no Centro de Aprendizagem da Vida Selvagem, em Symlar, na Califórnia.
Coruja Zeus tem curiosa condição que faz seus olhos parecerem um céu estrelado
(Divulgação/ Wildlife Learning Center)


O animal, do sexo masculino, foi então batizado com o nome do deus grego que comandava o Olimpo (o céu, para os gregos antigos) e os trovões por conta de seus olhos, que parecem ter estrelas dentro deles. Já que é cego, Zeus não poderá ser libertado de volta para a natureza, então ele agora vive num poleiro ao lado da mesa do fundador do centro de aprendizagem, Paul Hahn.

Animal foi batizado Zeus (o deus do céu e do trovão) por conta de seus olhos ‘celestes’
(Divulgação/ Wildlife Learning Center)

A aparência curiosa dos olhos de Zeus deve-se, provavelmente, a uma anormalidade no vítreo (espécie de gelatina transparente que preenche a parte interna do olho, formada basicamente de água). Esse fluido, algumas vezes, apresenta fibras e aglomerados de colágeno que flutuam nele (conhecidos como “moscas volantes”). Além disso, os olhos de Zeus não têm íris ou pupila.

.via O Globo
Visto em: , ,